Transferência Externa ESALQ para o 2º semestre de 2020

GET_0618ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA “LUIZ DE QUEIROZ” – ESALQ/USP
Edital da Segunda Etapa de Transferência Externa – 2º semestre de 2020.
O Diretor da ESALQ/USP, de acordo com a deliberação da douta Congregação e tendo em vista o disposto na Resolução CoG-7.944 de 25/03/2020, da Pró-Reitoria de Graduação, em seu artigo 1º, § 3º, que regulamenta o processo seletivo de transferência para a USP, torna público o presente Edital para abertura da Segunda Etapa do Processo de Seleção para Transferência Externa para o 2º semestre de 2020, aos candidatos selecionados pela FUVEST (Pré-seleção).

I) Disposições Gerais: conforme aprovado pela douta Congregação, o candidato poderá solicitar uma vaga apenas no curso/semestre correspondente ao que está apresentado abaixo:
CURSOS DA ESALQ/VAGAS/CURSO DE ORIGEM DO CANDIDATO:
 ENGENHARIA AGRONÔMICA: 6º semestre: 7 vagas e 8º semestre: 2 vagas. Engenharia
Agrícola, Engenharia Agronômica, Engenharia de Biossistema; Engenharia Florestal; Engenharia de Pesca; Gestão Ambiental; e Zootecnia (não serão aceitos cursos Tecnológicos ou outros, mesmo superiores plenos).
 ENGENHARIA FLORESTAL: 4º semestre: 2 vagas, 6º semestre: 2 vagas e 8º semestre: 1 vaga. Ciências Biológicas; Ecologia; Engenharia Agronômica; Engenharia Ambiental; Engenharia Florestal; Gestão Ambiental.
CIÊNCIAS ECONÔMICAS: 6º semestre: 1 vaga. Administração; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Economia Empresarial e Controladoria; Gestão de Políticas Públicas; Matemática Aplicada a Negócios e Relações Internacionais;
 CIÊNCIAS DOS ALIMENTOS: 4º semestre: 1 vaga, 6º semestre: 2 vagas e 8º semestre: 1 vaga. Biologia–Microbiologia; Ciências dos Alimentos; Ciência e Tecnologia de Alimentos; Engenharia Agronômica; Engenharia de Alimentos; Medicina Veterinária; Nutrição; Química (Bacharel, Engenharia e Industrial); Zootecnia;
 CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: 4º semestre: 3 vagas e 6º semestre: 1 vaga. Ciências dos Alimentos; Ciências Biológicas; Engenharia Agronômica; Engenharia Florestal; Biomedicina; Biotecnologia; Ecologia; Engenharia Ambiental; Gestão Ambiental (não serão aceitos cursos Tecnológicos ou outros, mesmo superiores plenos);
 GESTÃO AMBIENTAL: 4º semestre: 3 vagas e 6º semestre: 2 vagas. Administração; Ciências Ambientais; Engenharia Ambiental; Geografia; Graduação ou Tecnologia em Gestão Ambiental e Tecnologia Ambiental;
 ADMINISTRAÇÃO: 6º semestre: 3 vagas. Administração; Administração Pública; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Economia Empresarial e Controladoria; Gestão de Políticas Públicas; Marketing; Matemática Aplicada a Negócios e Relações Internacionais.

II) Documentação: os candidatos aprovados na pré-seleção realizada pela FUVEST deverão entregar no Serviço de Graduação da ESALQ, nos dias 08 e 09 de junho de 2020, das 07:30 às 11:00 e das 13:00 às 16:30 horas, os seguintes documentos:
1. Atestado de matrícula da Instituição de Ensino Superior de origem com a data atual, onde deve constar o ano de ingresso, o período em que o aluno se encontra matriculado, a duração, o nível e o reconhecimento do curso;
2. Histórico escolar do curso superior, contendo as notas e a carga horária das disciplinas cursadas, incluídas as reprovações;
3. Uma cópia da Cédula de Identidade (RG).

III) Normas de Seleção da Segunda Etapa:
III.1 – serão excluídos do processo seletivo os(as) candidatos(as) cujos históricos escolares (ano de ingresso) não sejam compatíveis com o semestre correspondente às vagas pleiteadas e/ou que apresentem número de reprovações superior a 10% (dez por cento) do conjunto de disciplinas apresentado no histórico escolar.
III.2 – os candidatos remanescentes serão classificados segundo sua pontuação no exame de préseleção e serão selecionados aqueles com as maiores pontuações seguindo ordem decrescente até o preenchimento do número de vagas.
III.3 – no caso de empate, serão adotados os seguintes critérios de desempate nesta ordem:
a) a maior média ponderada das disciplinas cursadas, incluídas as reprovações;
b) menor número de reprovações; e
c) mais idade.
De acordo com § 2o. do Artigo 78 do Regimento Geral da USP, persistindo o empate, os alunos da USP terão preferência sobre os de outras Instituições de Ensino Superior.

IV) Da divulgação do resultado: a divulgação do resultado será no dia 24 de junho de 2020, no site do Serviço de Graduação da ESALQ: https://www.esalq.usp.br/graduacao/transferencia
(Ensino/Graduação/Aluno Regular/Transferência Externa)

V) Do ingresso no curso: o candidato aprovado ingressará no curso em que foi selecionado no 2º semestre letivo de 2020.

VI) Da matrícula: no ato da matrícula, a ser feita nos dias 06 e 07 de julho de 2020, o candidato deverá apresentar ao Serviço de Graduação a seguinte documentação (acompanhadas dos documentos originais):
a) uma foto 3×4 recente;
b) uma cópia da Certidão de Nascimento;
c) uma cópia do CPF;
d) duas cópias do Certificado de Conclusão do Ensino Médio e do respectivo Histórico Escolar.

VII) Do Aproveitamento de Estudos: os candidatos aprovados para matrícula, que estejam cursando ou já tenham concluído outro curso superior e que pretendam solicitar o aproveitamento de estudos, terão que apresentar os programas detalhados das disciplinas cursadas, devidamente autenticados pela Instituição de Ensino Superior de origem (os alunos da USP não precisam autenticar os programas das disciplinas). Importante: as datas dos programas devem ser as mesmas daquelas em que o candidato cursou a disciplina. As disciplinas cursadas na Escola de origem poderão ser aceitas
para contagem de créditos (após manifestação dos Departamentos, em processo devidamente instruído), até o máximo de 2/3 do total de créditos exigidos para a conclusão dos cursos de graduação (Resolução CoG nº 6.612 de 13/09/2013).
Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Graduação da ESALQ.

VIII) Mais informações: consulte os sites: http://www.fuvest.br (Transferência USP) e
http://www.esalq.usp.br (Ensino/Graduação/Aluno Regular/Transferência Externa) ou Serviço de Graduação pelo e-mail: sagradua@usp.br, ou por telefone: (0xx19) 3429-4158 ou 3429-4328.