Edital EESC – Engenharia São Carlos

Edital do Processo de Seleção do “Programa de Transferência Externa Usp 2021/2022 – Início no 1º Semestre Letivo de 2022”, para os Cursos de Engenharia da EESC-USP

1. Do número de vagas:

Engenharia Ambiental: 02

Engenharia Civil: 03

Engenharia de Materiais e Manufatura: 05

Engenharia Elétrica – Ênfase em Sistemas de Energia e Automação: 02

2. Das normas do Processo de Seleção:

a) A classificação dos aprovados e lista de espera será feita por ordem decrescente do total dos pontos obtidos (nota final) na prova de Pré-seleção realizada pela Fuvest.

b) Todos os candidatos classificados na Pré-seleção deverão encaminhar os seguintes documentos, digitalizados em pdf ou jpg, para o e-mail graduacao@eesc.usp.br, com o assunto “Documentos Transferência Externa – Pré-seleção”, nos dias 25 ou 26-10-2021:

b.1) Documento de identidade RG frente e verso (digitalizar o original).

b.2) Atestado de matrícula oficial, emitido no mês de outubro de 2021 pela IES onde estuda, timbrado, com carimbo e assinatura, assinatura digital ou autenticação digital.

b.3) Histórico escolar e Certificado de conclusão do Ensino Médio.

b.4) Se estrangeiro, deverá apresentar a documentação de identidade de estrangeiro (RNM ou CRNM) vigente ou protocolo de refúgio, emitido pela Polícia Federal do Brasil, se for o caso.

c) O critério de desempate entre candidatos com a mesma nota final obedecerá a seguinte ordem:

c.1) O aluno da USP terá preferência sobre os alunos de outras instituições de ensino superior, em observância ao § 2º do art. 78 do Regimento Geral da Universidade de São Paulo.

c.2) Se após a aplicação do critério c.1 ainda permanecerem candidatos empatados, esses candidatos serão classificados em ordem decrescente do número de pontos obtidos nas questões de Matemática da prova de Pré-seleção realizada pela Fuvest.

c.3) Se após a aplicação do critério c.2 ainda permanecerem candidatos empatados, esses candidatos serão classificados em ordem decrescente do número de pontos obtidos nas questões de Física da prova de Pré-seleção realizada pela Fuvest .

Se mesmo após aplicados os critérios de desempate previstos em c.1, c.2 e c.3, houver candidatos empatados com a mesma nota final, dentro do número de vagas existentes, eles terão direito à matrícula.

3. Da Divulgação e Atestado de Vaga:

A divulgação dos aprovados e da lista de espera será feita no dia 08-11-2021, no portal da EESC: http://www.eesc.usp.br, opção Graduação, Ingresso e Transferência, Módulo Transferência. 

A partir desta data estará disponível o atestado de vaga dos candidatos aprovados. Para receber o atestado, o candidato aprovado deverá encaminhar um e-mail para graduacao@eesc.usp.br com o assunto “Solicitação de Atestado de Vaga – Transferência Externa”, contendo seu nome completo, RG e curso para o qual foi aprovado.

4. Da Matrícula:

A matrícula deverá ser realizada on-line no dia 10-11-2021, a partir das 09 horas (horário de Brasília), por todos os candidatos aprovados nesta Seleção, inclusive aqueles que já forem alunos da USP. 

O formulário para requerimento de matrícula estará disponível no portal da EESC (www.eesc.usp.br) e o link será publicado no ato da divulgação.

5. Do Aproveitamento de Estudos:

A solicitação do aproveitamento de estudos de disciplinas deverá ser realizada conforme orientações constantes na Intranet da EESC: http://www.eesc.usp.br/intranet, opção Graduação, Módulo Aproveitamento de Estudos. 

O aproveitamento de estudos será analisado pela Comissão Coordenadora do Curso, após manifestação do Departamento que oferece a disciplina solicitada.

6. Das Vagas Remanescentes:

Em caso de vagas não preenchidas nos cursos, no dia 12-11-2021 serão convocados os candidatos da lista de espera. 

A convocação e demais orientações serão enviadas ao e-mail preenchido na Ficha de Inscrição da Fuvest para este processo. 

Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Graduação da EESC.

Datas Importantes EESC

25 e 26-11-2021 – Entrega de Documentos

08-11-2021 – Lista de Aprovados

10-11-2021 – Matrícula

12-11-2021 – Chamada da Lista de Espera.