Edital de Arquitetura São Carlos

Veja provas anteriores:

Avaliação específica 2020-2021
Avaliação específica 2017-2018
Avaliação específica 2015-2016
Avaliação específica 2014-2015
Avaliação específica 2013-2014
Avaliação específica 2011-2012
Avaliação específica 2008-2009

INSTITUTO DE ARQUITETURA E URBANISMO

Comunicado Edital da Segunda Etapa do “Processo de Transferência Usp 2021”, para o Curso de Arquitetura e Urbanismo do Iau – Usp São Carlos Início: 1º semestre de 2022

1 – DO NÚMERO DE VAGAS

Arquitetura e Urbanismo: 1 vaga.

2 – DAS CONDIÇÕES PARA TRANSFERÊNCIA

Conforme a Resolução CoG 8097, de 22-06-2021, poderão se candidatar à transferência os alunos regularmente matriculados, no ano de 2021, em cursos de graduação de qualquer instituição de ensino superior, inclusive da USP.

Poderão ainda se candidatar os alunos que tiverem trancado sua matrícula no curso de origem, desde que, no momento da futura transferência de sua matrícula para a USP, comprovem estar regularmente matriculados na Instituição de origem.

No caso dos candidatos matriculados em cursos de outras Instituições de Ensino Superior do País ou do exterior, não serão permitidas transferências para o primeiro e para os dois últimos períodos letivos do currículo escolar, conforme § único do artigo 77 do Regimento Geral da USP.

3 – DA ENTREGA DE DOCUMENTOS POR MEIO DE FORMULÁRIO ELETRÔNICO

O candidato convocado para a segunda fase deverá providenciar o upload dos documentos abaixo relacionados a partir das 9 horas do dia 25-10-2021 até às 17 horas do dia 26-10- 2021, por meio de formulário eletrônico que será disponibilizado na página da graduação, no site do IAU: https://www.iau.usp.br/ graduacao/index.php/a-graduacao/formas-de-ingresso. O candidato que não providenciar o upload da documentação exigida nesse prazo será eliminado do processo.

a.Uma foto 3 x 4 recente.

b.Cédula de identidade (uma cópia);

c.Certidão de nascimento (uma cópia);

d.CPF (uma cópia);

e.Título de eleitor (uma cópia);

f.Documento militar dos candidatos do sexo masculino (uma cópia);

g.Certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente e respectivo histórico escolar (uma cópia).

h.Histórico Escolar do curso de graduação de origem contendo as notas e a carga horária das disciplinas cursadas e aprovadas;

Não receberemos os documentos de forma presencial, apenas através do formulário eletrônico. As cópias dos documentos mencionados nos itens “b” a “h” deverão ter sua autenticidade comprovada mediante a apresentação do respectivo original ou da cópia autenticada, no ato da matrícula, que será presencial.

4 – DAS NORMAS DO EXAME

a.O exame será composto por duas provas, sendo uma teórica e uma prática, com duração de 3 horas cada. O módulo teórico será composto apenas por questões dissertativas e o módulo prático será composto por questões operativas que demandem atividades de desenho.

b.Será considerado aprovado o candidato que obtiver média aritmética das duas provas igual ou superior a 5,0.

c.Quando o número de aprovados for superior ao número de vagas existentes, a aceitação da transferência será feita por ordem decrescente da média aritmética desta segunda fase.

Em caso de empate entre candidatos à transferência no exame de seleção, serão considerados os seguintes critérios:

1º.O candidato da USP terá preferência em relação aos candidatos de outras Instituições (§ 2º do artigo 78 do Regimento Geral da USP);

2º.Maior nota obtida na prova prática da segunda fase do processo de transferência externa;

3º.Maior nota obtida na primeira fase do processo de transferência externa.

d.Data, horário e local da realização do exame: 3 de dezembro de 2021, no período da manhã, das 9 às 12 horas e no período da tarde, das 14 às 17 horas, no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP, situado à Av. Trabalhado São-carlense, 400, São Carlos – SP.

Não será permitida a entrada do candidato após o horário de início das provas.

O IAU adotará as medidas de proteção individual e coletiva de acordo com as determinações sanitárias e legais, visando à prevenção da infecção pelo SARS- -CoV-2 por seus colaboradores e candidatos.

O uso de máscaras será obrigatório em todos os ambientes de aplicação de prova, por colaboradores e candidatos, a todo tempo.

e.O candidato deverá se apresentar para este exame munido da via original da cédula de identidade, de caneta esferográfica azul ou preta, bem como de materiais de desenho, para tratamento em preto e branco e a cores (grafite de várias durezas e lápis de cor), e instrumentos de desenho (régua, esquadros 45º e 60º, e compasso).

5 – DOS TÓPICOS DO EXAME

O exame abordará os seguintes tópicos:

a. Noções de representação arquitetônica: O código básico de representação arquitetônica: plantas, cortes, fachadas, perspectivas axonométricas e cônicas. Noções de desenho de observação, de memória e de criação. Noções de desenho com instrumentos.

b. Noções de composição e projetação arquitetônica: Elementos básicos de articulação formal e espacial: ponto, linha, plano, superfícies e sólidos tridimensionais; cheios e vazios, justaposição, interseção, modulação, proporção e escala. Materialidade, composição plástica e forma. Programa arquitetônico e articulação espacial.

c. Noções de construção do espaço arquitetônico e urbano: Sistemas construtivos, sistemas estruturais e forma arquitetônica. Materiais de construção no ambiente construído. Noções básicas sobre sustentabilidade no ambiente construído.

d. Conhecimentos básicos de história da arquitetura e do urbanismo: Capacidade de interpretação e reflexão crítica sobre textos de arquitetura e de urbanismo. Noções básicas sobre arquitetura no Brasil no século XX. Noções básicas sobre processos de urbanização no Brasil.

6 – DA DIVULGAÇÃO DO RESULTADO

A divulgação do resultado será feita no dia 17-12-2021 na página da graduação, no site do IAU (www.iau.usp.br/ graduacao). O atestado de vaga do candidato aprovado poderá ser retirado no Serviço de Graduação do IAU, a partir do dia 10-01-2022. Esse documento deverá ser entregue na Instituição de Ensino Superior do curso de origem do candidato para as providências cabíveis e emissão do Histórico Escolar atualizado do candidato, bem como dos programas das disciplinas cursadas (ementas).

7 – DA MATRÍCULA

A matrícula do candidato aprovado no processo de Transferência Externa deverá ser realizada no dia 31-01-2022, das 14 às 17 horas, no Serviço de Graduação do IAU. O candidato (ou seu procurador) que não comparecer na data e horário mencionados perderá a vaga e estará eliminado do processo de transferência externa. No ato da matrícula, o candidato aprovado deverá apresentar:

a.Atestado de matrícula que comprove estar regularmente matriculado na instituição/curso de origem

b.Histórico Escolar do curso de graduação de origem atualizado, contendo as notas e a carga horária das disciplinas cursadas e aprovadas;

c.Programas das disciplinas cursadas e que tenha obtido aprovação; As cópias dos documentos acima mencionados deverão ter sua autenticidade comprovada mediante a apresentação, no ato da matrícula, do respectivo original ou da cópia autenticada.

8 – DA EQUIVALÊNCIA DE PROGRAMAS

A solicitação de dispensa de cursar disciplinas, que deverá ser feita em uma única vez, no dia 31-01-2022 (data da matrícula), será apreciada após a apresentação dos programas das disciplinas cursadas na Instituição de origem, que tenham compatibilidade com o curso de Arquitetura e Urbanismo do IAU. A dispensa poderá ser concedida após análise dos programas e posterior aprovação pela Comissão de Graduação do IAU e, eventualmente, prova de avaliação.

9 – DA PROCURAÇÃO

A matrícula no dia 31-01-2022, poderá ser feita por procurador legalmente constituído. Para isso, o procurador deverá apresentar, além da documentação exigida no presente edital, seu próprio documento de identidade e instrumento original de procuração simples assinada pelo candidato.

10 – DOS CASOS OMISSOS

Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Graduação do IAU. INFORMAÇÕES: Serviço de Graduação do IAU Av. Trabalhador São-carlense, 400 – Centro – São Carlos/ SP – CEP: 13566-590 Fone: (16) 3373-9310 / E-mail: iau.graduacao@sc.usp.br Site: https://www.iau.usp.br/graduacao/index.php/a-graduacao/formas-de-ingresso