FFCLRP publica edital da 2ª fase

FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE RIBEIRÃO PRETO

Comunicado

Edital FFCLRP-SG 02/2021 de 02-07-2021 – referente a segunda etapa do “Exame de Transferência Externa USP – exclusivamente para o 1º semestre de 2022” O Diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Prof. Dr. Marcelo Mulato, considerando as normas gerais estabelecidas na Resolução CoG 8097/2021, com o objetivo de preencher as vagas remanescentes nos cursos de graduação desta Faculdade após a seleção para transferência interna, aprova o edital da segunda etapa para o Processo de Transferência Externa nesta Unidade:

1. Número de Vagas para os Cursos:

Biblioteconomia e Ciência da Informação: 02 vagas;

Ciências Biológicas: 02 vagas;

Ciência da Computação: 01 Vaga;

Física Médica: 07 vagas;

Licenciatura em Química: 07 vagas;

Matemática Aplicada a Negócios: 01 vaga;

Pedagogia: 04 vagas;

Psicologia: 01 vaga;

Química Núcleo Geral: 13 vagas;

2. Das Condições para Transferência

2.1 – A segunda etapa do exame de Transferência Externa USP, exclusivamente para o 1º semestre de 2022, aplica-se aos alunos classificados na pré-seleção da FUVEST, nos termos da Resolução CoG 8097/2021. Poderão se candidatar à transferência os alunos regularmente matriculados, no ano de 2021, em cursos de graduação de qualquer instituição de ensino superior, inclusive da USP. Em observância ao § 2º do artigo 78 do Regimento Geral da USP, no exame de Seleção, em caso de empate entre candidatos à transferência, o aluno da USP terá preferência sobre os de outras instituições de ensino superior.

2.1 – Conforme disposto no artigo 79 do Regimento Geral da USP, “os pedidos de dispensa de cursar disciplinas serão homologados pela CG da Unidade, após manifestação do Departamento ou órgão responsável”, devendo o interessado estar ciente que estará sujeito às adaptações curriculares necessárias.

3. Da Entrega de Documentos no Serviço de Graduação para Segunda Etapa

3.1 – Os pedidos de inscrições dos candidatos selecionados na pré-seleção da Fuvest deverão ser feitos, exclusivamente, no site da Faculdade, por meio do link https://www.ffclrp.usp.br/graduacoes/transfext/, no período das 8h (horário de Brasília) do dia 25-10-2021 até às 17h (horário de Brasília) do dia 26-10-2021.

3.2 – No ato da inscrição, os interessados deverão anexar no link informado acima os seguintes documentos:

a. atestado que comprove que o aluno esta regularmente matriculado com a Instituição ou Unidade de origem;

b. Documento de Identidade/RG;

c. Histórico Escolar do curso de graduação de origem, contendo as notas e a carga horária das disciplinas cursadas e aprovadas;

d. currículo circunstanciado (exigência para o curso de Ciências Biológicas);

e. pontuação obtida no exame de pré-seleção realizado pela Fuvest. (exigência para o curso de Psicologia).

f. comprovante de participação em projeto de pesquisa. (exigência para o curso de Psicologia)

g. nota obtida pelo candidato na prova de seleção aplicada pela Fuvest (exigência para o curso de Ciência da Computação)

h. Programas das disciplinas cursadas e aprovadas (somente para os cursos que exigem equivalências: Ciência da Computação, Física Médica, Matemática Aplicada a Negócios, Química Bacharelado e Química Licenciatura). Não serão aceitos programas sem código de autenticidade ou carimbo da faculdade de origem; o programa de cada disciplina deverá constar a mesma data da disciplina cursada no histórico escolar.

3.3 – Para comprovar a conclusão de estudos equivalentes ao Ensino Médio realizados no exterior os candidatos, brasileiros ou estrangeiros, deverão enviar declaração de equivalência desses estudos, que pode ser obtida junto a uma Diretoria de Ensino da Secretaria Estadual de Educação. No ato da matrícula, esses candidatos deverão enviar, além da declaração mencionada, a cédula de identidade de estrangeiro, quando for o caso, o diploma ou certificado de conclusão de curso equivalente ao Ensino Médio e o histórico escolar, devendo os dois últimos estar devidamente autenticados por autoridade consular brasileira no país onde foi emitida a documentação.

3.4 – O candidato responsabiliza-se pela veracidade das informações prestadas na inscrição.

3.5 – Não serão recebidas inscrições pelo correio, e-mail, ou qualquer outro meio.

3.6 – É de integral responsabilidade do candidato a realização do upload de cada um de seus documentos no(s) campo(s) específico(s) indicado(s) pelo sistema. A documentação deverá estar completa no momento de envio do pedido de inscrição, uma vez que não será admitida ao candidato a possibilidade de correção ou adição de documentos.

3.7 – A não entrega do documento exigido nas datas previstas poderá implicar a desclassificação do candidato.

3.8 – Não serão aceitos documentos fora do prazo estabelecido. O candidato receberá, ao término do envio do pedido de inscrição no link indicado, o protocolo de inscrição com as informações pertinentes ao processo.

4. Das Normas do Exame

Para os cursos que exigirem provas, elas serão realizadas no dia 08-11-2021 por meio de sistemas de videoconferência e outros meios eletrônicos de participação a distância, obedecendo às normas específicas da Unidade para esta etapa.

4.1 As normas específicas para cada curso estão disponíveis no link: https://sistemas.ffclrp.usp.br/down.php?id=4866

5. Da Divulgação do Resultado

5.1 – O resultado final, com a classificação dos candidatos, será divulgado no dia 19-11-2021, no site www.ffclrp.usp.br (menu: “Graduação”, “Ingresso”) e por meio de publicação no Diário Oficial do Estado.

5.2 – Para revisão de prova ou recurso, o prazo será de 48 horas após a publicação do resultado final. O pedido deverá ser encaminhado pelo interessado ao e-mail graduacao@listas.ffclrp.usp.br.

5.3 – O atestado de vaga do candidato aprovado poderá ser solicitado pelo interessado, a partir de 22-11-2021, pelo e-mail graduacao@listas.ffclrp.usp.br.

6. Da Matrícula

6.1 – Os candidatos aprovados na segunda etapa do exame de Transferência Externa receberão um e-mail do Serviço de Graduação com os procedimentos para realização da matricula virtual que acontecerá no dia 09-12-2021, das 9h às 16h (horário de Brasília). Deverão ser anexados, no processo virtual de matricula, cópias digitais dos seguintes documentos:

a. Certidão de nascimento ou casamento;

b. CPF;

c. Título de eleitor;

d Documento militar para os candidatos do sexo masculino;

e. Certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente

e respectivo histórico escolar;

f. atestado que comprove o vínculo do aluno com a Instituição ou Unidade de origem recente;

g. Histórico Escolar do curso de graduação de origem atualizado, contendo as notas e a carga horária das disciplinas cursadas e aprovadas.

6.2 – A não realização dos procedimentos da matricula no referido dia implicará na desclassificação do candidato do processo.

6.3 – Não serão aceitas entregas parciais de documentos. A falta de um dos documentos exigidos no período de matrícula poderá implicar a desclassificação do candidato.

6.4 – Em caso de não preenchimento das vagas de algum dos cursos na primeira chamada, os candidatos aprovados serão convocados para matrícula na ordem de classificação.

7. Casos omissos neste edital serão resolvidos pela Direção da Unidade.

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