Instituto de Física – IF – 28 vagas

Edital de Transferência Externa – 2021-2022


O Instituto de Física tem disponíveis para transferência de alunos de instituições de ensino superior, no curso de Bacharelado em Física, 01 vaga para o período diurno e 13 vagas para o período noturno; no curso de Licenciatura em Física, 04 vagas no período diurno e 10 vagas no período noturno.


I – Inscrições:


Os candidatos aprovados na pré-seleção a ser realizada pela Fuvest em 26 de setembro de 2021 estarão automaticamente inscritos para a Segunda Fase do processo de transferência. Devem encaminhar on-line, nos dias 25 e 26 de outubro de 2021, a documentação exigida.


II – Documentação exigida:


1) Requerimento dirigido ao Diretor do Instituto (http://portal.if.usp.br/salunos/ptbr/webform/inscri%C3%A7%C3%A3o-de-alunos-aprovados-na-transfer%C3%AAnciaexterna-2021)
2) Declaração de estar vinculado, como aluno regular, a curso de graduação em IES. O aluno deverá ter cumprido as disciplinas de 1o período e não poderá estar cursando os 2 últimos períodos do curso;
3) Histórico Escolar completo (com disciplinas cursadas até o momento), constando forma de ingresso, ano e período em que as disciplinas foram cursadas, nota de aprovação, freqüência e carga-horária (créditos);
4) original e cópia da Carteira de Identidade (RG).
5) se estrangeiro, comprovante de permanência regular no Brasil.


III – Seleção:


Os alunos que obtiverem aproveitamento de 40% ou mais nas questões de Cálculo e Física da pré-seleção serão selecionados para a segunda etapa do processo que consta de:
1) Prova escrita, sobre o conteúdo apresentado no item IV deste edital; esta prova testará, adicionalmente as habilidades matemáticas desenvolvidas em um curso típico de Cálculo Integral e Diferencial I e Física I.
2) Os candidatos com nota igual ou superior a 5,0 preencherão as vagas segundo critério classificatório com base nas notas obtidas.
3) Os candidatos que obtiveram nota inferior a 5,0 serão eliminados, independentemente do preenchimento das vagas;
4) De acordo com o parágrafo único do artigo 77 do Regimento Geral da USP, não serão aceitas transferências de alunos de outras Instituições de Ensino Superior para o primeiro e os dois últimos semestres letivos do curso.
5) O critério de desempate entre candidatos com a mesma Nota Final obedecerá a seguinte ordem:
a) o disposto no parágrafo 2º do Artigo 78 do Regimento Geral da USP, em caso de empate entre candidatos à transferência o aluno da USP terá preferência sobre os de outras instituições de ensino superior;
b) a nota obtida na prova da fase de pré-seleção;
c) a média das notas de todas as disciplinas efetivamente cursadas (incluídas as reprovações) ponderada pelo número de créditos correspondentes, segundo a análise dos Programas das disciplinas cursadas e dos Históricos Escolares, obedecendo, neste caso, aos seguintes critérios de prioridade: (a) nenhuma reprovação; (b) uma reprovação; (c) duas reprovações e assim sucessivamente.
d) Não serão concedidas revisão ou vista de provas.


IV – Programa da Prova:

Física I


Leis, teorias e domínio de validade. Dimensões das grandezas físicas, sistemas de unidades e ordens de grandeza. Cinemática vetorial. Movimento circular. Conceito de força e leis de Newton. Forças de atrito. Trabalho e energia mecânica. Forças conservativas e energia potencial. Conservação da energia. Potência. Sistemas de partículas e centro de massa. Conservação do momento linear, impulso e colisões em uma e duas dimensões. Cinemática do corpo rígido. Torque, momento de inércia e momento angular. Conservação do momento angular e dinâmica dos corpos rígidos

Bibliografia:
1) Física I, H. D. Young e R. A. Freedman (Sears e Zemansky), Editora Pearson, Addison Wesley;

2) Curso de Física Básica, H. M. Nussenzveig, vol. 1, Editora Blucher Ltda;

3) Física, P. A. Tipler, vol. 1, Editora Guanabara Dois;

4) Física 1 – Mecânica e Gravitação, R. Serway, Editora LTC;

5) Física, D. Halliday e F. Resnick, vol. 1, Editora LTC.


Cálculo Diferencial e Integral I


Números reais. Funções. Funções exponencial, logarítmica, trigonométricas diretas e inversas. Limites e continuidade. Funções contínuas em intervalores fechados. Derivadas. Regra da cadeia. O teorema do valor médio. Fórmula de Taylor. Aplicações das derivadas. Máximos e mínimos. Gráficos. Integrais indefinidas. Técnicas de integração. Noções sobre equações diferenciais ordinárias de 1 ordem.

Observação: Quando lecionada no Instituto de Física, o tópico “aplicações das derivadas” deve tratar de equações diferenciais lineares de 1 e 2 ordens a coeficientes constantes homogêneas e não homogêneas.

Bibliografia:
I. Stewart, CALCULUS, 4th ed, Thomson, 2001. *

H.L. Guidorizzi, UM CURSO DE CÁLCULO, vol.I e II, 5a. ed., LTC, 2002. *

G.F. Simmons, CÁLCULO COM GEOMETRIA ANALÍTICA, vol. I,

Mc.Graw-Hill, 1987. * M. Spivak, CALCULUS, Benjamin, 1967.

V – Matrícula:


Os candidatos classificados efetuarão matrícula para o primeiro semestre letivo de 2022, mediante a apresentação obrigatória dos seguintes documentos (uma cópia xerox de cada e original):
a) Cédula de Identidade;
b) Se estrangeiro, comprovante de permanência regular no Brasil.
c) Uma foto 3×4;


VI – Dispensa de Disciplinas:

Os candidatos deverão solicitar, obrigatoriamente, dispensa de disciplinas curriculares, devendo para isto apresentar os programas das disciplinas cursadas na IES de origem e Histórico Escolar atualizado.


VII – Calendário:

18/10/2021 – Divulgação da lista de convocados, pelo site da FUVEST (https://www.fuvest.br), para a segunda etapa da seleção.
25 a 26/10/2021 – Documentos discriminados no item II devem ser enviados online no link abaixo:
http://portal.if.usp.br/salunos/pt-br/webform/inscri%C3%A7%C3%A3o-de-alunosaprovados-na-transfer%C3%AAncia-externa-2021
10/11/2021 – Prova escrita – presencial na sala 2009 da Ala Impar do Edifício Principal das 14H00 as 16H00. Em virtude das condições de pandemia de COVID-19, será obrigatório o uso de máscaras de proteção facial para a realização da prova, exceto no momento do reconhecimento facial.
19/02/2021 – Divulgação dos resultados (http://portal.if.usp.br/salunos/). Não será divulgada a nota da prova escrita e não haverá revisão de prova.
22 e 23/02/2022 – Matrícula dos candidatos selecionados e solicitação de aproveitamento de estudos (local e horário será divulgado no site http://portal.if.usp.br/salunos/)


Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela Comissão de Graduação do IFUSP CG-IFUSP

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s